A escolha pelo procedimento cirúrgico é realizada após sua consulta médica presencial, onde são analisados a história, exame físico e exames complementares. Nela é avaliada se há a real necessidade de se realizar o procedimento.

O tipo de procedimento a ser realizado depende da doença que acomete a sua articulação.

 

Antes da cirurgia

Avaliações para a cirurgia:

É necessária para todos os pacientes uma consulta pré-operatória com um cardiologista e um anestesista.

A consulta com o anestesista deve ser agendada de acordo com o hospital onde será o procedimento (verifique em hospitais de atuação).

 

Tabagismo:

 

 

 

 

Já é comprovado cientificamente que o cigarro interfere negativamente na cicatrização, em especial, nas lesões do manguito rotador. Recomenda-se cessar o uso por pelo menos 12 semanas antes e 12 semanas após a cirurgia.

 

Jejum:

É necessário permanecer em jejum completo (não ingerir sólidos ou líquidos) por 8 horas antes do procedimento cirúrgico. Os medicamentos de uso contínuo (para pressão alta ou diabetes, por exemplo) devem ser tomados com uma quantidade mínima de água.

É de extrema importância informar a utilização de remédios que alterem a coagulação do sangue (AAS, Marevan, Clopidogrel, Xarelto, Gingko Biloba, etc). Esses medicamentos precisam ser interrompidos antes da cirurgia.

 

Internação:

O horário de internação é estabelecido durante o agendamento da cirurgia.

Exames:

Leve todos os exames realizados (exames de sangue, radiografias, tomografia, ressonância).

Tipóia:

Após a maioria das cirurgias realizadas no ombro ou no cotovelo, é necessário o uso de uma tipoia. O tipo de tipoia depende da cirurgia que será realizada. Seguem abaixo os dois tipos tipóia: Americana (velpeau) e de Abdução.

Tipoia Velpeau/ Americana

Tipóia de Abdução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois da cirurgia

Medicação:

Mantenha o uso das medicações usadas habitualmente.

Utilize as medicações prescritas no momento da alta.

Alimentação:

Você pode se alimentar como de costume, sem restrições decorrentes da cirurgia.

Curativo:

É recomendável que o curativo permaneça coberto até a retirada dos pontos, o que é realizado após 02 semanas. Nesse período, lave a cicatriz cirúrgica com sabonete liquido neutro e seque com gaze e cubra novamente.

Não é necessário utilizar pomadas, iodo, cremes, etc. Utilize apenas sabão e seque a ferida.

A cicatriz não deve ser exposta ao sol.

Tipoia:

A tipoia deve ser mantida pelo tempo recomendado na ocasião da alta. Este tempo, para a maioria dos procedimentos, fica entre 4 e 6 semanas. Você deve permanecer com ela durante todo o dia, inclusive para dormir. A tipoia pode ser retirada somente para o banho, e então substituída por outro apoio para o braço, como uma faixa. Dependendo da cirurgia, você será orientado para retirá-la algumas vezes ao dia e realizar movimentos com o ombro ou com o cotovelo.

Atividades gerais:

Você não deve dirigir enquanto estiver com a tipóia, mesmo que o carro tenha câmbio automático. O tempo para voltar a dirigir varia conforme o caso, mas costuma ser em torno de 45 a 60 dias para a maioria dos pacientes.

Evite dormir sobre o ombro operado.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos requeridos estão marcados com *

cancelarEnviar